terça-feira, 30 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – “At Dandora Dump”

http://www.worldpressphoto.org/awards/2013/contemporary-issues/micah-albert?gallery=6096&category=51


At the dandora dump”, de Micah Albert (2013)

Esta fotografia tirada pelo americano Micah Albert, que tem o título de “At the dandora dump”, ganhou o primeiro prémio individual na categoria Contemporary Issues, na World Press Photo 2013.
Nesta fotografia observamos um céu bastante cinzento e com muitas nuvens, um cenário de uma lixeira, em que se salienta uma mulher negra com roupas em mau estado, uns sapatos rotos, semelhante a um sem-abrigo. Neste ambiente de degradação, esta está a ler, sentada num saco do lixo.
 Apesar da situação social descrita nesta fotografia, a mulher lê. Podemos  pensar que é analfabeta e que tenta entrar num mundo de fantasia e de felicidade através das imagens do livro ou revista, que a levam para longe daquela realidade tão dura. Achei interessante que, embora a imagem nos mostre uma lixeira, exista um ambiente familiar que se vê pela forma como a mulher se instala, confortavelmente, nos sacos cheios de lixo, parece que está na sua própria casa.  
Escolhi esta fotografia porque foi a que mais me sensibilizou. Muitas vezes, nós queixamo-nos da vida que temos e pensamos que nada corre bem, mas temos tudo, temos uma casa, uma família, amigos, uma escola e há pessoas que se realizam com tão pouco.

Sara Ferreira – 9.ºB

1 comentário:

  1. sara gostei muito do teu comentario acho que foste muito correta em tudo aquilo que disseste sobre a foto, parabens!
    francisca cardoso nº 12

    ResponderEliminar